Valores Olímpicos





















Os valores da excelência, amizade e respeito são a fundação a partir da qual o Movimento Olímpico reúne o desporto, a cultura e a educação para o aperfeiçoamento dos seres humanos. Os três valores essenciais do Movimento Olímpico, que são uma inspiração quer a nível individual quer a nível organizacional, podem ser definidos da seguinte forma:

Excelência

Dar o nosso melhor, no campo e na vida. Não é só ganhar, mas sobretudo participar, fazendo progressos face a objetivos pessoais, esforçando-nos por sermos cada vez melhores nas nossas vidas.

Amizade

Construir um mundo melhor e mais pacífico graças ao desporto, através da solidariedade, do espírito de equipa, da diversão e do optimismo. Considerar o desporto como um instrumento para a compreensão mútua entre todas as pessoas do mundo.

Respeito

Respeitarmo-nos a nós próprios, o nosso corpo, respeitar os outros, bem como as regras e regulamentos, respeitar o ambiente. Em relação ao desporto, respeitar as regras do desportivismo e combater o doping, assim como todos os comportamentos incorretos.

Estes três valores são transmitidos através dos símbolos Olímpicos.

O LEMA representa a excelência, encorajando os atletas a darem o seu melhor. (Os Símbolos Olímpicos The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Tradução Gustavo Soares Marcos, 2010 Página 11.)

A CHAMA simboliza a amizade entre os povos, com a estafeta da tocha viajando normalmente através de diferentes países do mundo.
Os anéis representam o respeito, reunindo todas as nações dos cinco continentes sem discriminação. Os princípios demonstrados são o universalismo e o humanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário