O Pentatlo
original, com provas de corrida, salto em distância, lançamento de dardo, disco
e lutas, era considerado o clímax dos Jogos Olímpicos. Seu vencedor, aclamado
pelo público, era chamado de "Victor Ludorum" ou "O Vencedor dos
Jogos".
Idealizador
dos Jogos da Era Moderna, o Barão de Coubertin conseguiu reintroduzir o
pentatlo voltando a ser realizado nos Jogos de Estocolmo, em 1912.
Na capital
sueca, o pentatlo moderno reuniu as seguintes provas: tiro com pistola,
esgrima, natação, equitação e corrida, e permanece no programa dos Jogos até
hoje. A gestão deste esporte foi de responsabilidade do Comitê Olímpico
Internacional (COI) até 1948, quando foi criada a federação internacional do
esporte (UIPM, em francês).
O esporte
teve participação somente dos homens até os Jogos de 2000, em Sydney, quando
teve início a disputa feminina. Outra mudança significativa para atrair público
foi a diminuição do tempo de competição: até 1980, eram cinco dias, com uma
prova por dia, e atualmente todos os eventos –esgrima, natação, hipismo e
evento combinado (corrida e tiro) - acontecem em uma única jornada.
A competição
é disputada no sistema de pontos na tabela, no qual os competidores, por meio
de seus desempenhos, definem sua posição de saída no evento combinado (corrida
e tiro). Quem terminar em primeiro lugar nesta prova combinada é o vencedor.
A primeira
prova é a de Esgrima. Todos os participantes se enfrentam com espadas em
assaltos de até um minuto, e é preciso um único toque para ser o vencedor. Se o
combate durar mais tempo, ambos são considerados perdedores. O número de pontos
varia de acordo com o percentual de vitórias -aqueles que ganham 70% somam
1.000.
Na Natação,
os competidores nadam uma distância de 200 metros estilo livre, e são colocados
de acordo com o seu melhor tempo no ranking mundial de Pentatlo Moderno. Todos
que completam o percurso dentro do tempo de 2min30s ganham 1.000 pontos.
Já o Hipismo
é disputado em um percurso de 350 a 400 metros, com 12 obstáculos na altura de
1,20m – sendo um deles duplo, e outro triplo. Cada atleta participa de um
sorteio para saber com qual cavalo irá competir 30 minutos antes. Os
competidores saem com 1.200 pontos e têm descontos de acordo com seu
desempenho.
No evento
combinado de Corrida e Tiro, o melhor colocado ao final das três primeiras
provas larga em primeiro lugar, e os intervalos são baseados na diferença de
pontuação (largada por handicap). A prova consiste em três passagens pelo
estande de tiro, com o objetivo de acertar cinco tiros no alvo em até 70
segundos, e uma corrida de 1.000 metros (totalizando 3.000). O vencedor da
competição será o atleta que primeiro ultrapassar a linha de chegada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário